quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projeto Rodas de Leitura - O Retorno

O Projeto Rodas de Leitura – evento pioneiro no trabalho de formar platéia para leitura e proporcionar ao público em geral um contato prazeroso com o mundo do livro e seus autores – está de volta. Nesta retomada e em tempos de cultura virtual, seus objetivos permanecem inalterados pois reconhece na atividade leitora uma total independência em relação ao seu suporte, ou seja: virtual ou não, ler será sempre um modo de compreensão da vida e de nós mesmos, de aquisição de conhecimento, informação e autocrítica.
Dessa maneira, os métodos de abordagem do projeto continuam os mesmos: o autor ou mediador de leitura (em geral um professor, um crítico literário ou mesmo um apaixonado por livros) lê e a platéia acompanha com o texto na mão, iniciando-se depois um diálogo sobre o livro proposto. Não se trata de entrevista, palestra ou aula mas de uma conversa orientada, uma chave de entendimento para conteúdos. Nessa conversa,  o livro é apresentado ao público como protagonista insustituível de compreensão da realidade e como um companheiro capaz de nos auxiliar na tarefa de vencer os tantos desafios que encontramos em nossa vida pessoal e profissional.
Neste primeiro trimestre (Dezembro 2010, Janeiro 2011, Fevereiro 2011), teremos a presença destes grandes autores - mas, sobretudo, grandes leitores - que são Cristovão Tezza, José Castello, Maria Hena Lemgruber e Bárbara Heliodora trazendo-nos as leituras imperdíveis de textos autorais ou não, mas de alto significado para a cultura literária universal.
A Estação das Letras em parceira com a Fundação Biblioteca Nacional, com o apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, alegra-se em proporcionar aos leitores essa festa da leitura que as Rodas costumam promover, que agora começa e se estenderá ao longo de 2011.
(Suzana Vargas – Idealizadora e Curadora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário