terça-feira, 15 de março de 2011

Rodas de Leitura: um mergulho nos clássicos

Um dos grandes desafios no ensino da literatura é e sempre será a apresentação dos textos ditos clássicos às novas gerações ou a neo-leitores. Dizemos que um texto é clássico quando ele já faz parte de um cânon cuja consagração pela crítica demora décadas, às vezes séculos para acontecer.

Afinal, o que é um clássico? Não confundir, óbvio, com antigo pois o novo pode já nascer clássico. E um bom texto será sempre novo bastando ao leitor ou professor descobrir sua contemporaneidade.
Essa discussão tão antiga quanto moderna permeia o trimestre das Rodas de Leitura que agora apresentamos. E ela será feita na ótima companhia de títulos imperdíveis, brasileiros e estrangeiros, contemporâneos ou não.

Assim, atravessaremos três meses em encontros que reúnem por exemplo, o contemporâneo Milton Hatoum ao vivo para conversar conosco sobre Dois Irmãos, livro que parece já ter nascido como um clássico da literatura brasileira recente. Em abril leremos dois dos maiores autores da literatura portuguesa, Camões e Fernando Pessoa, em um Concerto de Poesia, mediadas pela mais importante intérprete de suas obras, a profa Drª Cleonice Berardinelli.

Por fim, em maio, teremos a presença do russo Fiódor Dostoievski através de um dos mais populares romances da literatura russa do século XIX, Crime e Castigo a ser decifrado por ninguém menos que Paulo Bezerra, seu premiado tradutor.

Com este cardápio bastante selecionado de temas e autores queremos reafirmar nossa confiança na leitura e na literatura como fontes de conhecimento e de prazer. Neste sentido as Rodas, em encontros regidos pela simplicidade e pela informalidade contribuem para a formação de novos leitores e para a difusão do livro no país.

(Suzana Vargas - Curadora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário